quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O paradigma - COLABORAÇÃO

A necessidade de comunicação é algo que está presente na vida do ser humano. Necessitamos trocar informações, registrar momentos e fatos, sentimentos, emoções, idéias. Comunicamos verbalmente, corporalmente, formalmente, informalmente...de todas as formas.

Comunicar-se é ferramenta importante no aperfeiçoamento dos relacionamentos.

"A comunicação promove grandes avanços. Graças à troca de mensagens e conseqüentemente a troca de experiência, grandes descobertas foram feitas. O que seria da história humana se não fossem os desenhos nas cavernas, os hieróglifos egípcios e o enorme acervo de informações que nos foi deixado através da escrita? Todos esses exemplos são formas de deixar mensagens, ou seja, passar adiante um conhecimento, uma experiência, um fato ou uma descoberta." (Carla)

Com a evoluçao, principalmente tecnológica, novos conceitos surgiram como "ambiente colaborativo" , "e-learning" e "gestão do conhecimento".

"A colaboração é um princípio de trabalho em conjunto que produz confiança, integridade e resultados através de verdadeiro consenso, propriedade e alinhamento de todos os aspectos da organização”.

É importante o uso de ferramentas "sistemas colaborativos" afim de suportar o ambiente de colaboração e posteriormente uma Gestão do Conhecimento.

Tenho passado uma experiência bem interessante que é a de participar de um piloto de uma ferramenta de colaboração na empresa, bem como, gestão de conhecimento.

Percebo o potencial de uma ferramenta como esta, afinal, vivemos em um mundo onde as mudanças ocorrem a cada minuto e as informações precisam fluir na mesma velocidade. O grande desafio é: como gerir toda a informação e extrair subsídios para tomada de decisão.

Outro desafio é o de quebrar paradigmas e barreiras culturais com relação ao trabalho colaborativo onde até há alguns anos atrás existia uma cultura de centralização de informação. Após este período, houve um incentivo para o trabalho em equipe e chegamos aqui, criando cada vez mais ambientes de colaboração...uma evolução vinda da WEB onde tudo é compartilhado.

E se podemos contribuir tanto na Web, porque não em nosso ambiente profissional. Vivemos na era da informação e do conhecimento.

Já pararam pra pensar que muitas vezes a pessoa que senta ao seu lado e que você somente diz "bom dia" todos os dias, pode ter a experiência que você necessita para resolver um problema em um projeto. Ou, você está montando uma equipe para uma atividade qualquer ou projeto e contrata profissionais no mercado tendo pessoas disponíveis na própria empresa e com o conhecimento e que não estão alocadas em nenhum outro trabalho no momento.

Mas não basta mesmo só ter um sistema colaborativo, a cultura para que as pessoas utilizem esta valiosa ferramenta deve ser desenvolvida, motivada.

"Assim como não basta ter uma grande quantidade de informação, é necessário que essa informação seja tratada, analisada e armazenada de uma forma que todas as pessoas envolvidas tenham acesso sem restrição de tempo e localização geográfica e que essa informação agregue valor às tomadas de decisão. É extremamente importante que haja um ambiente de trabalho integrado, onde os processos fluam e sejam administrados de forma transparente, que as tarefas e atividades a serem desenvolvidas pelas equipes tenham uma gestão centralizada, porém compartilhada."

A gestão do conhecimento que flui neste ambiente colaboração também deve ter uma boa taxonomia, as pessoas precisam encontrar as informações que necessitam porque a solução pode cair em descrédito.

Segundo Silva,2003 (SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana. Gestão de Empresas na Era do Conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003.) :

A Tecnologia da Informação (TI) tem um papel significativo na criação desse ambiente colaborativo e posteriormente a uma Gestão do Conhecimento. No entanto, é importante ressaltar que a tecnologia da informação desempenha seu papel apenas promovendo a infra-estrutura, pois o trabalho colaborativo e a gestão do conhecimento envolvem também aspectos humanos, culturais e de gestão