quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Governança de Projetos em TI

Atualmente as empresas buscam se organizar de forma estratégica, reduzir custos, maximizar lucros, trabalhar de forma racional e objetiva, melhorar seus processos de qualidade dos seus serviços prestados, seja para a comunidade em geral ou até mesmo internamente.

Neste momento entendemos que a necessidade de planejamento para que tudo ocorra de forma justa e perfeita seja realizado através de projetos, subprojetos, conjunto de projetos o qual chamamos de programas até chegarmos ao portifólio de projetos de uma organização, evidenciando através deste último as áreas que precisam receber maior atenção por parte da direção da empresa para que o seu cliente seja bem atendido e que os investidores da empresa também fiquem satisfeitos com o resultado das ações planejadas.

É preciso entender o significado de administrar para governar, de planejar para gerenciar projetos e de qualidade para atingir o sucesso através de um diferencial competitivo.

Governança de projetos em TI reflete uma faceta das muitas encontradas em uma organização com relação a administração estratégica, faz parte de qualquer empresa hoje em dia uma área de informática, que apóia as atividades operacionais das áreas de negócio de uma organização. Normalmente considerada a área mais onerosa de uma instituição e reconhecida por receber os maiores investimentos financeiros, surge então a pergunta: como controlar este gigante tecnológico que consome recursos de todos os tipos?

A resposta fica fácil quando os processos de gestão estão claros e amplamente difundidos na organização, papéis e responsabilidades bem definidos, existe o alinhamento entre o estratégico com o operacional, existem ferramentas que auxiliam o controle do fluxo de trabalho e pessoas qualificadas comprometidas com os objetivos da alta administração.

Como o ciclo de vida de projetos em TI é dinâmico, mudando a cada estágio ou fase, as necessidades são ajustadas a todo instante, se torna cada vez mais necessário o investimento em melhoria de processos, seja utilizando uma nova MDS (Metodologia de Desenvolvimento de Software) ou através de metodologias como ITIL voltada para a infra-estrutura de TI, seja através do PMBOK que dita os processos gerenciais estipulados pela instituição americana PMI (Project Management Institute) ou mesmo o COBIT responsável pelos processos de governança de TI.

É preciso definir o foco e ajustar o uso de recursos cada vez mais escassos em projetos bem como aumentar a visibilidade e controle das ações por parte dos envolvido no processo de desenvolvimento do empreendimento e por fim criar a medição de indicadores analíticos, criar histórico que podem certamente ajudar na criação de estimativas e previsões para o futuro dos projetos de TI, assegurando a padronização dos seus processos de gestão.

De fato a necessidade de governar os projetos de TI é estratégica para qualquer tipo de organização que pretende gerenciar melhor seus recursos humanos, financeiros e tecnológicos, a TI deixa de ser vista como um fosso de custos e passa a encarada como uma unidade comercial estratégica, o Gerenciamento de projetos e a Governança de TI se tornam iniciativas corporativas cruciais e significativas.

Infelizmente, como acontece com qualquer outra grande iniciativa, o risco de falhas é alto. Para que as organizações aumentem suas taxas de sucesso é preciso que lutem contra a tentação de lidar com o Gerenciamento e Governança de TI como uma tecnologia “tamanho único”, acompanhada das melhores práticas ou templates pré-configurados, mas sem o auxílio de conhecimento qualificado e das adequações necessárias.

Is Google God ???


Tá aí um questionamento que me fez pensar... bem, então pesquisei mais sobre isto...
Segundo Millôr Fernandes

- Quem não tem cão, caça com Google
- Se algo ou alguém não está no Google, ele simplesmente não existe!
-------------------------------------------------------------------------------

Bom, tudo começou há quase 10 anos quando Sergey Brin e Larry Page, dois estudantes de ciência da computação em Stanford, investiram todo seu conhecimento em uma missão: organizar todo o conhecimento do mundo.

O resultado nós já conhecemos:

Ao mesmo tempo, o oráculo onipresente sabe o que você procura na Internet e nos blogs, as notícias que você se interessa, quais são seus compromissos, que temas você discute, quais produtos você compra, onde você mora ou qual seu destino, que sites você lê diariamente, o que tem no seu computador e no seu telefone, que livros você gosta, o que você assiste, quais são suas preferências, quem são seus amigos, o que você escreve ou publica e quem lê seu trabalho, quais são suas imagens favoritas, com quem você conversa em tempo real ou esporadicamente...



Podemos fazer uma analogia ao Onisciente, Onipresente e Onipotente Deus.


Google é Onisciente pois como já comentei acima, o google sabe tudo o que há para saber.
É Onipresente pois é accessível de qualquer lugar, ainda mais agora com Wi-Fi.
É Onipotente pois atende a todos os pedidos e orações dos fiéis que o consultam diariamente. E responde consistentemente e mais rapidamente que qualquer Deus. A média de respostas é 0,05 segundos com informações consultadas em 8.058.044.651 sites..
E ainda é Imortal pois suas informações e algoritmos estão distribuídos entre vários servidores, de modo como não há como se apagar as informações

Vejam que interessante esta figura, ela mostra dentre as religiões e seu “deus” e google, quem foi mais solicitado por nós...GOOGLE!





Algumas brincadeiras à parte, é indiscutível que o Google já faz parte de nossas vidas, o Google será a própria internet daqui um tempo...será? Duvido que exista um só ser que nunca foi ao Google buscar alguma coisa. E olha que estou falando somente de buscas, o Google oferece outros serviços que muita gente nem se dá conta!
Tem gente deixando de lado o dicionário, afinal, você joga no google e ele te avisa que a palavra está errada!
Para quem não sabe, acesse o site http://labs.google.com/ e lá você encontra diversos produtos de Google.

Tudo bem, vamos dizer que Google não seja Deus, afinal, podemos utilizar todo este poder para o mal também...
Tudo isto significa que embora estejamos nos distanciando emocionalmente do mundo, o mundo

está cada vez mais integrado.


Mas e então:


Provavelmente não, mas existe uma REALIDADE:
O Google sabe quem sao seu amigos...O Google sabe quais os seus gostos pessoais...O Google sabe quem te manda e-mails...O Google sabe onde vc mora...E não vai parar...
O GOOGLE VAI DOMINAR O MUNDO!!!

O vídeo abaixo narra a origem da Internet, como ela atua nos dias de hoje e o que acontecerá com a mesma até 2015. Com um detalhe: pelas previsões citadas, o Google dominará a Web (e o mundo), a forma como a notícia será pesquisada e divulgada, além de acabar com todas as mídias tradicionais da forma como conhecemos hoje, sobrando até mesmo para o New York Times. Ferramentas como um imaginário Google Epic, por exemplo, trarão pacotes de conteúdo personalizado para cada usuário.